Parabéns Professores pelo trabalho realizado em nossa escola!!!

FELIZ DIA DOS PROFESSORES!!!
QUE DEUS NOS ABENÇOE!!!
Cristiane Almeida
(Profª. do Projeto Inclusão Digital)

terça-feira, 7 de junho de 2011

Dica:


UM POUCO DE NETIQUETA


Netiqueta é uma etiqueta que se recomenda observar na internet. A palavra pode ser considerada como uma gíria, decorrente da fusão de duas palavras: o termo inglês net (que significa "rede") e o termo "etiqueta" (conjunto de normas de conduta sociais).

Algumas regrinhas de netiqueta facilitam a comunicação via e-mail.

1. Evite o excesso de abreviaturas para não correr o risco de não ser compreendido ou mesmo mal interpretado.

2. Combine letras maiúsculas e minúsculas, da mesma forma que na escrita comum. Na Internet, escrever em maiúsculas é o mesmo que gritar.

3. "Emotion" ou "Smiley" (ícones formados por parênteses, pontos, vírgulas e outros símbolos do teclado, aquelas carinhas engraçadinhas do tipo :-)) denotam emoções. Podem ser usados, mas apenas em e-mails para pessoas amigas, e não exageradamente, do contrário a comunicação não será atingida. Evite-os em e-mails profissionais.

4. A linha "Assunto" ou "Subject" deve estar sempre preenchida com o assunto tratado em sua mensagem de e-mail para que o destinatário, sobretudo quando recebe muitas mensagens por dia, possa priorizar a leitura.

5. Quando você quiser enviar uma imagem, música, documento, planilha, mande-o em anexo e não como uma figura ou imagem. (Clique em "Inserir"/"Anexo"). São os chamados "attachments" (arquivos anexados ou "atachados"). Caso você vá remeter uma imagem erótica, precisa tomar cuidado dobrado, pois a pessoa que vai receber poderá ficar em uma situação delicada...

6. Evite repassar correntes, alertas sobre vírus, histórias estranhas e, cuidado com os "spam" (fazer um "spamming" é enviar mensagens por e-mail para dezenas de pessoas, listas de discussão ou newsgroups, não se importando com o interesse das pessoas destinatárias das mensagens).

7. Procure sempre conferir a veracidade da fonte de alguma informação que você esteja repassando. Lembre-se também de sempre indicar a procedência da mensagem.

8. Organize-se e tente responder a todos os e-mails que são enviados a você, dentro do bom senso, evidentemente.

9. Saudação. Assim como numa carta de papel, ao começar uma mensagem deve ser escrita uma saudação: como "Oi fulano", "Caro amigo",... a escolha fica a seu critério de acordo com o grau de intimidade com a pessoa.

10. Assinatura. Todas as mensagens devem ser assinadas, pois muitas vezes o programa de e-mail não identifica claramente quem a está enviando.

11. Quando você participa de alguma lista de discussão e deseja falar em particular com algum dos membros ou tratar de um assunto que não interesse aos demais participantes do grupo, faça-o em "PVT" (PriVaTe) ou privativo, isto é, escreva para o endereço particular da pessoa com quem você deseja se comunicar.

12. Faça a verificação gramatical e ortográfica de seu texto. É desagradável enviar e/ou receber mensagens cheias de erros.

As informações aqui contidas foram baseadas na obra de Maria Alice Soares de Castro: "Netiqueta - Guia de Boas Maneiras na Internet".

FONTE: http://ilove.terra.com.br


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