Parabéns Professores pelo trabalho realizado em nossa escola!!!

FELIZ DIA DOS PROFESSORES!!!
QUE DEUS NOS ABENÇOE!!!
Cristiane Almeida
(Profª. do Projeto Inclusão Digital)
x_9531dc9

quarta-feira, 14 de março de 2012

PowerPoint facilita a apresentação de conteúdos

O PowerPoint é um dos programas do pacote Office mais úteis ao dia a dia do professor. Isso porque ele permite a criação de apresentações de slides, que podem reunir texto, imagem ou mesmo recursos multimídia, como música e vídeo. “Uma das principais utilizações do PowerPoint é auxiliar na comunicação de um palestrante com sua plateia, organizando a apresentação do conteúdo em uma sequência lógica, com início, meio e fim”, explica Márcia Cadecaua, diretora de treinamento da MPR Informática, de São Paulo (SP).
Para a atividade docente, Márcia salienta que uma das principais vantagens do programa é poder organizar os tópicos que serão abordados em aula, auxiliando o educador a não esquecer os pontos-chave que deverão ser mencionados. “Os recursos audiovisuais ainda auxiliam o aluno na compreensão do conteúdo”, aponta.
Na versão 2007, o PowerPoint – assim como os outros programas do pacote Office – sofreu uma grande mudança, principalmente do ponto de vista gráfico. Os menus, em vez de serem acessados por botões superiores que se abriam em colunas, tornaram-se abas que mostram com mais facilidade os comandos de cada seção. Na versão 2010, esselayout continua, apenas trazendo de volta o botão “Arquivo” que, em 2007, aparecia em um botão redondo com o símbolo do Office.
Entretanto, desde 2003, o programa trouxe novos recursos que facilitam a criação das apresentações. Um deles é o “Álbum de Fotografias”. “O Álbum de Fotografias é muito útil quando a apresentação é uma sequência de imagens que devem ser inseridas em slides separados ou, então, agrupadas em duas ou quatro por slide. Imagine se tiver 200 fotos para serem distribuídas. Este recurso agiliza o processo”, comenta Márcia. Para isso, basta acessar a aba “Inserir” e a opção “Álbum de Fotografias”.
Profissão Mestre, com auxílio da especialista, reuniu alguns dos principais recursos que o PowerPoint oferece e que podem ser utilizados para enriquecer as apresentações dos professores em sala de aula. Confira as dicas:
Plano de fundo padrão
Se você deseja que todos os slides da sua apresentação tenham um mesmo plano de fundo, não precisa alterar um por um. Acesse, na área superior da janela, a aba “Design”. Aparecerão algumas opções de cores de fundo e também de fonte, na faixa “Temas”. Selecione o tema que você preferir e ele será aplicado em todos os slides. Caso queira mais opções, pode clicar na seta pequena virada para baixo que está logo no lado direito do quadro com as opções de fundo. Ali se abrirão novas opções.
Textos explicativos
O PowerPoint traz um recurso que pode ser usado, principalmente, para apontar ou destacar informações a respeito de algum objeto. Após incluir uma imagem, seja forma ou fotografia, acesse a aba “Inserir”, “Formas” e, abaixo da caixa de opções, haverá “Textos Explicativos”. Você pode selecionar a imagem que achar melhor e ela será inserida no seuslide. Basta clicar sobre a forma e escrever o texto que deseja destacar. Com o mouse, você pode editar a forma, basta clicar e arrastar todos os pontos onde houver uma bolinha amarela. Assim, você pode “ligar” a explicação que digitou com determinada imagem ou objeto. Os “Textos Explicativos”, assim como todos os objetos que você inclui em um slide, apresentam também uma bolinha verde. Ao clicar com o mouse nesse símbolo e arrastá-lo, você pode girar a imagem como preferir.
Botões de equação
Nesse mesmo menu de “Formas”, na aba “Inserir”, há outras opções de objetos que podem ser inseridos, como formas básicas, linhas, setas, estrelas, faixas e, também, formas de equação. Os professores de matemática poderão inserir os sinais de adição, subtração, multiplicação, divisão, igual e diferente, com um destaque especial. “Importante lembrar que essas formas não efetuam nenhum tipo de cálculo, são apenas recursos visuais”, ressalta Márcia.
Multimídia
Os recursos multimídia são, sem dúvida, o maior atrativo das apresentações em PowerPoint. Além de unir texto e imagens, é possível inserir também música e vídeo nos slides. Para isso, na aba “Inserir”, selecione o que deseja incluir: Filme ou Som, na faixa “Clipes de Mídia”. Você pode selecionar um arquivo do seu computador ou da galeria do Office. No caso dos sons, pode escolher ainda entre uma faixa de CD ou pode gravar o som usando o microfone do seu computador.
Animações
Para utilizar esse recurso, selecione o objeto que deseja editar e clique na aba “Animações”. Aparecerão diversas opções e, ao lado direito, há uma seta pequena que aumenta a variedade de animações.
Em “Opções de Efeito”, ao lado das animações, você pode decidir se toda a imagem virá junta ou se o texto virá separado da imagem. Ao selecionar a opção, você já irá visualizar como ficará a animação.
Para você ter total controle do que irá acontecer no seu slide, você pode selecionar a opção “Painel de Animação”, à direita. Aparecerá uma caixa do lado direito com todas as imagens do slide e suas respectivas animações. Nela, você pode definir a ordem em que os objetos serão animados e também visualizar todas as animações do slide, clicando em “Executar”.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...