Parabéns Professores pelo trabalho realizado em nossa escola!!!

FELIZ DIA DOS PROFESSORES!!!
QUE DEUS NOS ABENÇOE!!!
Cristiane Almeida
(Profª. do Projeto Inclusão Digital)
x_9531dc9

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

ATIVIDADE 02/2º Sem.- 2012


Tema: Pronome e Verbo
Disciplina: Língua Portuguesa
Programa Utilizado: Power Point
Ano de Escolaridade: PA II
Professora: Florisbela
Objetivo: Utilizar corretamente pronomes e os verbos.
Desenvolvimento: Os alunos realizaram a atividade com interesse, solicitando a intervenção das professoras quando necessário.







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ATIVIDADE 03/2º Sem.- 2012


Tema: Paisagem Natural e Modificada - Presente/Passado

Disciplina: História
Programa Utilizado: Power Point
Ano de Escolaridade: 2º ano
Professora: Eliza / Lizete
Objetivo: Identificar paisagens do presente/passado e naturais/modificadas.
Desenvolvimento: Nesta atividade foram apresentadas aos alunos fotos da cidade que vivem. Assim eles demonstraram-se entusiasmados e curiosos, auxiliando na aprendizagem dos objetivos propostos pelas professoras.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

ATIVIDADE 01/2º Sem.- 2012

Tema: Formação de palavras
Disciplina: Língua Portuguesa
Programa Utilizado: Power Point
Ano de Escolaridade: 2º ano
Professora: Eliza / Lizete
Objetivo: Organizar as letras  embaralhadas e formar palavras.
Desenvolvimento: Os alunos iniciaram a atividade desembaralhando as letras
até conseguir formar nomes de animais. Eles demonstraram-se bastante curiosos e estimulados durante a aula.











Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Como se resolve a indisciplina?


Não há solução fácil. Mas é essencial trabalhar - como conteúdos de ensino - as questões relacionadas à moral e ao convívio social e criar um ambiente de cooperação


As estratégias usadas atualmente por grande parte dos professores para lidar com a indisciplina têm sido desastrosas e estão na contramão do que os especialistas apontam ser o mais adequado. O teste ao lado é uma forma de mostrar que é preciso rever conceitos. Não se assuste se você pensou que alguns dos itens estivessem corretos - a maioria dos docentes brasileiros tende a concordar com eles. Pesquisa realizada em 2008 pela Organização dos Estados Ibero-Americanos com cerca de 8,7 mil professores mostrou que 83% deles defendem medidas mais duras em relação ao comportamento dos alunos, 67% acreditam que a expulsão é o melhor caminho e 52% acham que deveria aumentar o policiamento nas escolas. 


Se a repreensão funcionasse, a indisciplina não seria apontada como o aspecto da Educação com o qual é mais difícil lidar em sala de aula, como mostrou outra pesquisa, da Fundação SM, feita em 2007 com 3,5 mil docentes de todo o país. Até mesmo os alunos acreditam que o problema vem crescendo. Em investigação feita em 2006 por Isabel Leme, da Universidade de São Paulo (USP), com 4 mil estudantes das redes pública e privada de São Paulo, mais de 50% deles afirmaram que os conflitos aumentaram mesmo nas escolas que estão cada vez mais rígidas. "O problema é que as intervenções são muito pontuais e imediatistas. O resultado é uma piora nas relações entre alunos e professores e, consequentemente, no comportamento da turma", acredita Adriana de Melo Ramos, do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Moral (Gepem), da Unesp, campus de Rio Claro. 

Nesta reportagem, apresentamos sete soluções para você encaminhar o problema. Não se trata de um manual de instruções. As questões ligadas à indisciplina são da natureza humana. Portanto, complexas e incertas. Esse é um ponto de partida para quem convive com o problema. Para se sair bem, é preciso estudar muito e sempre revisitar o tema. Veja também um projeto institucional para a formação da equipe.

Calvin e seus amigos

FALTA DE AUTORIDADE
O que se espera da escola é conhecimento. É isso que faz o aluno respeitar o ambiente à sua volta. Se a aula está um tédio, eke vai procurar algo mai interessante para fazer.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 2 de maio de 2012

A Despedida do TREMA

Estou indo embora. Não há mais lugar para mim. Eu sou o trema. Você pode nunca ter reparado em mim, mas eu estava sempre ali, na Anhangüera, nos aqüíferos, nas lingüiças e seus trocadilhos por mais de quatrocentos e cinqüentas anos.
Mas os tempos mudaram. Inventaram uma tal de reforma ortográfica e eu simplesmente tô fora. Fui expulso pra sempre do dicionário. Seus ingratos! Isso é uma delinqüência de lingüistas grandiloqüentes!…
O resto dos pontos e o alfabeto não me deram o menor apoio… A letra U se disse aliviada porque vou finalmente sair de cima dela. O dois pontos disse que sou um preguiçoso que trabalha deitado enquanto ele fica em pé.
Até o cedilha foi a favor da minha expulsão, aquele C cagão que fica se passando por S e nunca tem coragem de iniciar uma palavra. E também tem aquele obeso do O e o anoréxico do I. Desesperado, tentei chamar o ponto final pra trabalharmos juntos, fazendo um bico de reticências, mas ele negou, sempre encerrando logo todas as discussões. Será que se deixar um topete moicano posso me passar por aspas?… A verdade é que estou fora de moda. Quem está na moda são os estrangeiros, é o K e o W, “Kkk” pra cá, “www” pra lá.
Até o jogo da velha, que ninguém nunca ligou, virou celebridade nesse tal de Twitter, que aliás, deveria se chamar TÜITER. Chega de argüição, mas estejam certos, seus moderninhos: haverá conseqüências! Chega de piadinhas dizendo que estou “tremendo de medo”. Tudo bem, vou-me embora da língua portuguesa. Foi bom enquanto durou. Vou para o alemão, lá eles adoram os tremas. E um dia vocês sentirão saudades. E não vão agüentar!…
Nós nos veremos nos livros antigos. Saio da língua para entrar na história.

Adeus,
Trema






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 15 de abril de 2012

Rede social para professores disponibiliza 300 mil planos de aula






TES (sigla em inglês para Times Educational Suplement) é uma plataforma digital de compartilhamento de conteúdos feitos por professores para professores.
Com mais de 1,8 milhão de membros, distribuídos em 197 países, a ferramenta tem disponível mais de 300 mil planos de aula. Em quatro anos de existência, consolidou-se como a maior rede social de docentes do mundo.



De acordo com o editor do TES, Gerard Kelly, o aumento no número de usuários ocorreu de forma espontânea. A vocação para compartilhar conhecimentos tem motivado professores de outros países, além da Inglaterra, a utilizarem os arquivos hospedados pelo site.
Atualmente, os Estados Unidos ocupam o segundo lugar no número de usuários, seguido de Canadá, Austrália, Espanha e Índia. Isso se deve, segundo Kelly, ao fato do site estar inteiramente em Inglês. No Brasil, cerca de 50 mil professores já fazem parte da rede.


Como funciona
Uma equipe de especialistas em diferentes áreas do conhecimento é responsável por triar o material postado pelos professores. Kelly afirma que quando é detectado algum arquivo com direitos autorais, ele é automaticamente eliminado. Caso contrário, tudo pode ser usado e remixado por outros professores.
A página possui ainda um banco de vagas de emprego na área da educação, com oportunidades em diferentes países. Fóruns de discussão, onde os professores podem discutir ideias e ranquear os melhores materiais, completam a proposta.
Para fazer parte da rede, basta cadastrar-se e criar um perfil de usuário. Todo o serviço é gratuito.

Fonte: http://portal.aprendiz.uol.com.br


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 22 de março de 2012

Jogos educativos para crianças discutem a problemática da água

Sites com jogos onlines e atividades educativas para as crianças aprenderem sobre o tema de forma divertida. Confira! 




Atividades Educativas 
O site criou um Jogo da Água, em que a criança aprende a economizar o recurso natural em oito diferentes situações.

Smartkids
O Grupo Smartkids fez um especial sobre a água que reúne informações históricas, dicas de economia, passatempos e desenhos para colorir.
Jogos e atividades 
São mais de 100 atividades sobre a água para download gratuito, além de dicas de tratamento, cuidados e economia.
(Informações com Blog da SanVale)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 19 de março de 2012

O uso de recursos da informática nas aulas de Língua Portuguesa

Ferramentas digitais ajudam na edição e revisão de textos


O texto - aquela composição escrita ou falada, que nasceu juntamente com a invenção da linguagem - segue sendo o mesmo. Nossa relação com ele, não. Em suas pesquisas, o historiador da leitura Roger Chartier afirma que o suporte material (papel, áudio, vídeo ou formato digital) exerce influência na relação que estabelecemos com o texto. Nesse sentido, blogs, fotologs e podcasts são novos gêneros, com características próprias. É possível, por exemplo, relacionar links para que o leitor tenha a liberdade de seguir diferentes caminhos - é o chamado hipertexto. Cada vez mais, a turma vai precisar conhecer esses aspectos. A boa notícia é que trabalhos recentes como o do professor Jorge Luiz Marques de Moraes, um dos ganhadores do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10 em 2008 (leia a reportagem na página 64), mostram que dá, sim, para conjugar o aprendizado de novos gêneros (no caso dele, o podcast) com conteúdos tradicionais (a comunicação oral). 



Além de gerar novas demandas, as ferramentas digitais modificam procedimentos consagrados na disciplina. O exemplo mais significativo diz respeito à edição e revisão de textos. Em processadores como o Word, a verificação ortográfica é muito facilitada. "O professor pode deixar o corretor ortográfico ligado para que os estudantes tentem resolver, com autonomia, alguns dos erros - o que não o isenta de seguir ensinando ortografia", aponta Cláudio Bazzoni, assessor da prefeitura de São Paulo e selecionador do Prêmio. Em termos de organização textual, a vantagem é poder mudar de lugar, ampliar, cortar e eliminar frases e parágrafos, experimentando novas soluções para a composição sem precisar escrever tudo de novo a cada nova versão. 


A informática também pode ajudar no trabalho com gêneros textuais. Na Escola da Vila, na capital paulista, a professora Andressa Mille Fernandes propôs à turma do 4º ano a construção de um informativo sobre o ciclo da água, um conteúdo que já havia sido tratado nas aulas de Ciências. Depois de planejar o texto, decidir o destinatário, selecionar as informações e escrever, as crianças foram para o computador fazer títulos e quadros e escolher fontes e cores. Assim, tanto a forma como o conteúdo da produção se aproximaram ainda mais dos exemplos de jornais, aprofundando a caracterização do gênero estudado.

Língua Portuguesa

Tecnologias 

- Ferramentas de publicação 
- Processadores de texto 
- Sites de áudio e vídeo 


Conteúdos 

- Comunicação oral 
- Produção de textos 
- Análise e reflexão sobre a língua 

Oportunidades de ensino 
- Criar blogs 
- Produzir podcasts 
- Realizar e publicar vídeos 
- Revisar e editar textos no computador


Fonte: http://revistaescola.abril.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...