
Fonte: www.catedral.org.br

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Hoje tem casamento na roça! Prepare a pipoca, esquente a canjica e corra para o arraial, mas não pule a fogueira, nem solte balões. Começou a festa de São João! Todo ano é a mesma coisa: quando chega o mês de junho, iniciam-se os festejos! É hora de tirar do armário aquela velha roupa no estilo caipira, ensaiar a quadrilha, comprar estalinhos e esperar pelas barracas repletas de comidas gostosas e jogos divertidos. A festa junina, sem dúvida, é uma tradição muito antiga. Mas você sabe como ela começou?
Antes da era cristã, alguns povos antigos -- persas, egípcios, celtas, sírios, bascos, sardenhos, bretões e sumérios -- faziam rituais para invocar a fertilidade de suas plantações. Eles acendiam fogueiras para espantar os maus espíritos e desejavam obter uma boa safra. Isso acontecia em junho, época em que se inicia o verão no hemisfério norte. Esses festejos se perpetuaram. Mais tarde, passaram a ser seguidos não só pelos camponeses, mas também pelos homens da cidade na Europa.
No entanto, os rituais eram considerados pagãos pela Igreja Católica. Como não era possível dar fim a uma tradição tão antiga, a Igreja adaptou essa celebração a seu calendário de festividades no século IV. Estava iniciada a Festa Junina, que recebeu este nome em homenagem a São João Batista, um dos santos mais importantes celebrados em junho. Os outros são Santo Antônio (no dia 13) e São Pedro (no dia 29).
Segundo a religião, quando São João Batista nasceu, no dia 24 de junho, sua mãe, Isabel, queria dar a notícia à prima Maria. Como naquela época não existia telefone, ela combinou que acenderia uma fogueira logo após o parto. Assim que Maria visse o sinal de fumaça, saberia do nascimento. Essa seria a explicação católica para a fogueira de São João.
No Brasil, essa tradição chegou com os portugueses no período colonial e recebeu o nome de Festa Junina. Naquela época, era de interesse da Igreja abençoar esse tipo de festa -- cheia de comida e dança -- para tentar converter infiéis, como os índios e os escravos africanos.
Antigamente, também, existiam práticas de adivinhações nas festas juninas. Acreditava-se que algumas pessoas tinham o poder de ler a sorte e prever o futuro. Por isso, muitas mulheres iam às festas para descobrir com quem casariam.
Hoje, os festejos juninos não têm mais o cunho religioso que tinham no passado e independem da Igreja para existir. Fazem parte de uma celebração popular que pertence a todos: bairros, colégios, clubes, secretarias de turismo etc. Além disso, ao se misturar com a cultura indígena e africana, a festa junina brasileira recebeu características próprias...
Doces à base de milho e leite de coco, comidas feitas com mandioca, os ritmos de forró misturados à quadrilha e até mesmo o pão-de-queijo mineiro fazem dessa tradição um festival de brasilidade!
Algumas regrinhas de netiqueta facilitam a comunicação via e-mail.
1. Evite o excesso de abreviaturas para não correr o risco de não ser compreendido ou mesmo mal interpretado.
2. Combine letras maiúsculas e minúsculas, da mesma forma que na escrita comum. Na Internet, escrever em maiúsculas é o mesmo que gritar.
3. "Emotion" ou "Smiley" (ícones formados por parênteses, pontos, vírgulas e outros símbolos do teclado, aquelas carinhas engraçadinhas do tipo :-)) denotam emoções. Podem ser usados, mas apenas em e-mails para pessoas amigas, e não exageradamente, do contrário a comunicação não será atingida. Evite-os em e-mails profissionais.
4. A linha "Assunto" ou "Subject" deve estar sempre preenchida com o assunto tratado em sua mensagem de e-mail para que o destinatário, sobretudo quando recebe muitas mensagens por dia, possa priorizar a leitura.
5. Quando você quiser enviar uma imagem, música, documento, planilha, mande-o em anexo e não como uma figura ou imagem. (Clique em "Inserir"/"Anexo"). São os chamados "attachments" (arquivos anexados ou "atachados"). Caso você vá remeter uma imagem erótica, precisa tomar cuidado dobrado, pois a pessoa que vai receber poderá ficar em uma situação delicada...
6. Evite repassar correntes, alertas sobre vírus, histórias estranhas e, cuidado com os "spam" (fazer um "spamming" é enviar mensagens por e-mail para dezenas de pessoas, listas de discussão ou newsgroups, não se importando com o interesse das pessoas destinatárias das mensagens).
7. Procure sempre conferir a veracidade da fonte de alguma informação que você esteja repassando. Lembre-se também de sempre indicar a procedência da mensagem.
8. Organize-se e tente responder a todos os e-mails que são enviados a você, dentro do bom senso, evidentemente.
9. Saudação. Assim como numa carta de papel, ao começar uma mensagem deve ser escrita uma saudação: como "Oi fulano", "Caro amigo",... a escolha fica a seu critério de acordo com o grau de intimidade com a pessoa.
10. Assinatura. Todas as mensagens devem ser assinadas, pois muitas vezes o programa de e-mail não identifica claramente quem a está enviando.
11. Quando você participa de alguma lista de discussão e deseja falar em particular com algum dos membros ou tratar de um assunto que não interesse aos demais participantes do grupo, faça-o em "PVT" (PriVaTe) ou privativo, isto é, escreva para o endereço particular da pessoa com quem você deseja se comunicar.
12. Faça a verificação gramatical e ortográfica de seu texto. É desagradável enviar e/ou receber mensagens cheias de erros.
As informações aqui contidas foram baseadas na obra de Maria Alice Soares de Castro: "Netiqueta - Guia de Boas Maneiras na Internet".
FONTE: http://ilove.terra.com.br
Profissionais de educação do Brasil (100%) acreditam que o uso da tecnologia deve mudar a maneira como os estudantes aprendem. A opinião dos brasileiros está acima da média mundial, que foi de 85%. A média da América Latina é de 99%. Esses são alguns dos resultados da pesquisa global encomendada pela Cisco e conduzida pela Clarus Research Groups.
O estudo global aponta, principalmente, para a "aprendizagem conectada" em uma economia em rede, que exige o desenvolvimento da tecnologia para aumentar a competitividade global da educação. Para 88% dos entrevistados de instituições brasileiras, a tecnologia também deve aprimorar a forma como os professores ensinam, contra 76% de outras regiões do mundo e 91% da América Latina.
O estudo incluiu entrevistas, realizadas entre setembro e novembro de 2010, com 500 gestores de educação e tomadores de decisão da área de TI, em instituições educacionais, de 14 países nos cinco continentes: Austrália, Brasil, China, França, Alemanha, Índia, Japão, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido. A pesquisa também incluiu 600 profissionais dos EUA. Metade dos entrevistados era de escolas de ensino fundamental e médio e a outra metade era de faculdades e universidades.
Na América Latina
Os resultados da América Latina que mostram números consolidados do Brasil e México também apontam que para 94% dos entrevistados, a tecnologia terá um papel importante para preparar a força de trabalho do futuro, contra 70% de outras regiões pesquisadas.
Os principais investimentos do Brasil e México são em serviço wireless (54%), serviços de vídeo (46%) e em tecnologia para salas de aula - como quadros interativos (43%). 70% dos entrevistados no Brasil e México acreditam que a tecnologia deve melhorar a qualidade do ensino. Ao investir em tecnologia na educação, a América Latina prima por inovação e criatividade (47%), ficando a frente de Europa (40%) e Estados Unidos (20%).
A América Latina é a região com maior percepção do valor da aprendizagem on-line global, ao lado do Oriente Médio e África, com pontuação de 8,7 em uma escala de 1 a 10.
Fonte: http://computerworld. uol.com.br/tecnologia
Cristiane Almeida (Profª. do Projeto Inclusão Digital)
Conteúdo: Árvore Genealógica
Ano de escolaridade: 3º A
Professora: Christiane Dantas
Programa Utilizado: Software Microkids
Objetivo:
Desenvolvimento: A aula teve o início com a explicação sobre tema. Em seguida os alunos realizaram a atividade. Porém, alguns deles demonstraram dificuldade, por não conhecerem a sua origem, como também o nome correto de alguns familiares, conhecendo somente os apelidos.
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Conteúdo: Letras/ Símbolos/ Números
Ano de escolaridade: 2º A
Professora: Norma suely
Programa Utilizado: Excel
Objetivo: Identificar e diferenciar letras de números e símbolos.
Desenvolvimento: Os alunos realizaram a atividade após explicação da professora.